17 de maio de 2010

Morre ex-vocalista do Black Sabbath


O roqueiro Ronnie James Dio morreu na manhã deste domingo aos 67 anos, em Houston, no Texas (Estados Unidos).

O cantor ganhou fama mundial na cena heavy metal por sua atuação como vocalista dos grupos Rainbow e Black Sabbath. Foi ele quem difundiu também o chifrinho com os dedos da mão, que se tornou uma marca registrada dos fãs de rock pesado.

A história de Dio no Sabbath começou na década de 80, mas não durou muito por conta de desentendimentos entre o grupo. O cantor criou o grupo que leva o seu lançou uma de suas mais famosas obras, o disco Holy Diver – feito com o baixista Jimmy Bain, o baterista Vinny Appice e o guitarrista Vivian Campbell –, que alcançou enorme sucesso na época.

Dio chegou a voltar com a Black Sabbath em 1992 para lançar outro disco de sucesso, o Dehumanizer, mas foi em 2007, depois de atuar com diversos nomes do heavy metal, que Ronnie Dio voltou a cantar com seus antigos companheiros de banda.

Para promover o álbum “Black Sabbath – The Dio Years”, que reúne clássicos do metal, Ronnie, Vinny Appice, Tony Iommi e Geezer Butler se aglutinaram em uma colaboração musical que chamaram Heaven and Hell. O último trabalho da banda foi lançado no ano passado com o título “The Devil You Know”.

No final de 2009 Dio foi diagnosticado com câncer de estômago. O cantor vinha se tratando no Hospital MD Anderson, em Houston, no Texas. O artista havia programado uma série de shows com a Heaven and Hell neste verão, mas as apresentações foram canceladas no início de maio.

Hoje, a página oficial do cantor mostrava apenas uma mensagem da mulher dele, Wendy Dio, confirmando a morte do artista e pedindo privacidade para a família.

Nenhum comentário: